7 menus diários para uma dieta baixa em hidratos de carbono – o Melhor com Saúde

A adoção de uma dieta baixa em carboidratos é uma das tendências atuais para emagrecer de forma saudável. Mas devemos ser cuidadosos com os desequilíbrios nutricionais, essas dietas podem ajudar a modelar a figura e nos sentirmos melhor. Neste artigo apresentamos-lhe 7 menus diários para uma dieta baixa em hidratos de carbono

Dietas baixas em hidratos de carbono

Alimentos ricos em carboidratos.Os hidratos de carbono ou hidratos de carbono são essenciais para os seres vivos. Entre suas inúmeras funções está a jogar um papel importante no metabolismo e controlar a síntese de insulina. Alguns dos glícidos mais conhecidos são a glicose, a sacarose e a frutose.

O consumo excessivo de açúcares tem um efeito oxidativo e pode acelerar o envelhecimento celular. Diferentes estudos têm relacionado com o aparecimento de doenças como obesidade, diabetes e várias doenças cardíacas. É devido a isso que nos últimos anos tem aumentado a utilização de dietas que restringem o consumo de produtos com elevado conteúdo de hidratos de carbono. As massas, os cereais e as batatas são apenas alguns desses alimentos. A substituição de carboidratos por proteínas permite estimular o metabolismo, favorecendo a perda de peso.

No entanto, é importante que você lembre-se que antes de fazer qualquer mudança drástica em sua alimentação você deve se dirigir a um especialista.

Em seguida, propomos-lhe um menu completo, que tem a vantagem de diminuir o consumo de hidratos de carbono, sem eliminá-los completamente. Ao concluir esta semana o seu corpo deve estar pronto para continuar com uma dieta equilibrada. Nossa proposta é apenas o primeiro passo.

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Quais são os benefícios de uma dieta baixa em hidratos de carbono?

Perder peso em uma dieta baixa em carboidratos.Seguir um plano de alimentação com baixo aporte destes nutrientes, tem vários benefícios para o organismo.

  • Reduz a sensação de ansiedade por comida.
  • Estabiliza a segregação de ácidos gástricos.
  • Melhora o funcionamento do fígado.
  • Favorece o controle dos níveis elevados de açúcar no sangue.
  • Reduz a acumulação de gordura e estimula a formação de massa muscular.

Menu semanal para uma dieta baixa em hidratos de carbono

Prato de salmão para os nossos jantares.Para levar a cabo o modelo de dieta baixa em carboidratos é importante aprender a identificar quais são os alimentos recomendados e quais devem ser minimizados. Entre os alimentos permitidos encontramos: frutas e vegetais frescos, legumes, carnes magras, nozes e ovos. Deve restringir o consumo de açúcar refinado, doces e produtos de pastelaria industrial, leite integral e produtos lácteos de sabores.

O objetivo desta dieta semanal baixa em carboidratos é atingir uma redução de gordura corporal. Através desta se aproveitam de outros macronutrientes como proteínas e gorduras, que se tornam a principal fonte de energia.

Segunda-feira

1 copo de leite desnatado, 1 copo de morangos picados e 2 ovos cozidos

1 porção de frango ou peixe, 1 tomate em fatias com 1 colher de chá de azeite e ½ xícara de legumes.

Salada verde com pedaços de filé de frango ou de presunto e de infusão a gosto.

Terça-feira

1 toranja, 2 fatias de pão integral com creme de amendoim e café a gosto.

1 bife assado, grelhado, salada mista com molho de tomate e maçã verde e 1 copo de chá gelado.

1 porção de atum grelhado, salada de agrião e de infusão.

Quarta-feira

1 omelete de ovo com pimenta morrón e cebola, 2 torradas de pão integral e 1 xícara de café preto.

1 porção de filé de frango grelhado, salada de alface e tomate, 1 kiwi 1 copo de chá.

Salada de espinafre e pimentão verde , com pedaços de queijo e presunto de peru e de infusão a gosto.

Quinta-feira

Batido de morango e mirtilo com leite de coco e 2 fatias de pão integral com queijo fresco.

1 porção de peixe com ervas, salada de tomate cereja e abacate e de infusão a gosto.

1 hambúrguer preparado grelhado, salada de vegetais verdes e chá.

Sexta-feira

Meio tigela de amoras, 1 copo de iogurte sabor e um punhado de frutos secos.

1 porção de carne de porco e salada de alface, tomate e cebola.

Salada de atum, 1 fatia de pão integral e 1 tangerina.

Segunda-feira

1 ovo cozido, 1 xícara de leite desnatado e 1 xícara de morangos ou mirtilos.

Salada mista de vegetais verdes e nozes, 1 porção de peixe e chá gelado.

2 fatias de presunto de peru, 1 prato de pepino com limão e de infusão a gosto.

Domingo

1 copo de iogurte com amêndoas e metade de um copo de amoras.

1 porção de salmão, salada de alface e pepino, abacate e 1 copo de chá gelado.

Salada mista com pedaços de peru, 1 xícara de infusão e meia toranja.

Lanches permitidas entre as refeições

  • Punhado de frutos secos
  • Infusões de plantas
  • Iogurte natural com baixo teor de gordura
  • Salada de frutas
  • Leites vegetais

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