Álcool, inimigo da sua saúde

Um pedido de desculpas de antemão! Você não tem que beber. Além de que engorda canhão e nos faz tomar decisões erradas (como diz a avó eleito presidente por Uma mulher que bebe é uma mulher possível..!): é a causa de muitas mortes, direta ou indiretamente; lenta ou rapidamente. Por exemplo, nos Estados Unidos, há 88,000 mortes ao ano causadas por acidentes ou violência relacionadas com o consumo de álcool . E seguro no México por lá andamos.


A chave é a moderação, porém, em substâncias que naturalmente são viciantes e que, além disso, um de seus efeitos imediatos é não poder tomar decisões sensatas (don’t drink and dial or tweet); é muito fácil cair em excessos. Outro dado: em E. U. A. os bebedores “duros” (bêbados) consomem 75% do álcool total que se bebe nos EUA. Ai lhes encomenda..!


Um dos grandes mitos atuais (verdades com meias) é o rolo dos antioxidantes do vinho tinto e os seus benefícios. Você tem antioxidantes: flavonóides e resveratrol? Sim! Mas, de acordo com um artigo publicado por médicos da Clínica Mayo: “os benefícios de beber vinho tinto por seu conteúdo de flavonóides -antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardíacas, ao subir as HDL (lipoproteína de alta densidade, o colesterol bom): Poderia ser o mesmo que daria a beber cerveja, vinho branco ou algum outro licor.


Mesmo assim, em relação ao resveratrol faltam muitos estudos ainda como para definir como uma realidade contundente todos os seus benefícios. Não há pesquisas feitas em humanos que comprovem todos os efeitos relacionados com a saúde cardiovascular (diminui o LDL –colesterol ruim – e aumenta o HDL); e melhora a função da insulina. E de acordo com os estudos conduzidos, esses efeitos duram apenas pouco tempo depois de ter bebido o vinho, não a longo prazo. De fato, há um estudo que diz que este poderia reduzir os efeitos positivos do exercício em idosos.


O veja! Em relação ao teor de resveratrol; foram analisados 40 vinhos da Toscana e concluiu-se que:
• 1 litro de vinho tinto tinha uma concentração de 0.3 2.1 mg VS
• 2 xícaras de uvas vermelhas são de 0.24 ao 1.25. Quase o mesmo! Sem o efeito de tomar 1 litro de vinho ¡bom!!!! Para que se dê uma idéia, as garrafas de vinho tinto são de 750ml.


Por isso, se você realmente se interessam os benefícios do resveratrol, pode muito bem comer uvas vermelhas, tomar suco de uva, ou outros alimentos que naturalmente têm essa substância como: amendoim, mirtilos, framboesas, amoras e cranberries (mirtilo citrinos) sem ter que tomar uma gota de álcool!


Tanto a American Heart Association e o Instituto Nacional do coração, pulmão e sangue dos EUA NÃO sugerem a alguém que comece a beber pelos benefícios cardiovasculares.


Agora, as quantidades moderadas e que chegam a ser recomendadas são:
• Para as mulheres, no máximo 3 copos / drinques em um dia, ou menos de 7 por semana.
• Homens 4, ou 14 a semana.
As mulheres fisiologicamente lhes “cola” mais forte, porque, tecnicamente, pesam menos e seu corpo tem menos água para que o álcool seja diluído.


Quanto engorda!


Para que se dê uma idéia:
Uma xícara de uvas ou mirtilo tem 60kcal, um índice glicêmico de 43 (baixo)


Enquanto que qualquer bebida tem índice glicêmico muito alto de cerca de 100 calorias:


• 1 cerveja (lata 350ml) 153 kcal
• 1 taça de vinho tinto (120ml) 90kcal
• 1 copo de vinho branco (100ml) 160 kcal
• 1 taça de vinho espumante ou champagne (150ml) 100kcal


• 1 caballito (55ml), tequila, whisky, vodka ou conhaque 150 kcal


• E o copo misturador (refrigerante ou suco) 120kcal de pura açúcar


Nota: As calorias do álcool são vazias ¡ZERO nutrientes!


Assim que, se por mais que treina e faz dieta, não baixas pode ser porque você vai de antro ou para jantar e beber todos os fins –pelo menos-. E se o estar FIT não se convence de deixar ou “diminuir” o “chupe” checa todos os efeitos de consumir em excesso.


Ah! E se bebe vinho tinto “por saúde e os antioxidantes” eu já te dei opções mais saudáveis, que não te incha, e acima de tudo como diz Martha Não afetam o seu cérebro e a habilidade de raciocinar!