Alimentação baixa em hidratos de carbono será sua solução?

Rate this post

Alimentação baixa em hidratos de carbono será sua solução?

Possivelmente você já ouviu falar sobre as dietas baixas em hidratos de carbono como uma opção para perder peso ou até as praticou. Para alguns são parte de uma moda que vem e vai, alguns criticam fortemente e outras considerados a melhor opção para a saúde. Mas o que diz a ciência por trás desta forma de alimentação? será que em si são uma boa opção para alguns? Vamos lá.

As dietas baixas em hidratos de carbono são os planos de alimentação em que se restringem em diferentes níveis, os grãos, cereais, leguminosas, frutas e produtos lácteos ficando como base os vegetais, proteínas e gorduras. Existem diferentes formas de fazer isso: a partir de diminuir significativamente os grãos, cereais e, às vezes, leguminosas, eliminar por completo estes grupos ou remover qualquer fonte de carboidrato, aumentando de forma drástica o consumo de gorduras para entrar no que é conhecido como uma dieta cetogénica.

O que acontece no corpo quando se faz uma dieta baixa em hidratos de carbono?

Ao consumir carboidratos nosso corpo libera um hormônio chamado insulina. A insulina tem várias funções, como manter os níveis adequados de açúcar no sangue, estimular a formação de gordura (lipogênese) e inibir a transformação de gordura em energia (lipólise). Tem sido demonstrado que as dietas baixas em carboidratos diminuem a liberação de insulina de forma importante e isto é considerado uma das principais razões de sucesso destes planos.

Como mencionei anteriormente, este tipo de alimentação tem um consumo de proteína mais elevado do que um plano só baixo em calorias. Alguns estudos mostram que graças a este consumo de proteína, há uma maior saciedade, maior gasto de energia e melhor manutenção da massa muscular do que em outras dietas de baixa caloria ou com baixo teor de gordura.

Ao contrário do que muitos pensam, a saúde chega a ser beneficiada ao mostrar-se melhorias em aspectos como: diminuição do triglicérides, pressão arterial e glicemia, bem como aumento no HDL (bom colesterol).

Quem são os candidatos para levar uma alimentação deste tipo?

Aquelas pessoas com problemas de excesso de peso ou obesidade, cuja perda de peso é difícil, mulheres com síndrome de ovário policístico ou pessoas com síndrome metabólica , entre outros, podem considerar este tipo de alimentação, como uma opção para melhorar o seu peso ou sua saúde.

Mas há ainda muito por investigar nesta área, alguns estudos mostram que a alimentação pode ser benéfico para alguns atletas. O corpo se adapta a usar a gordura como combustível principal, melhorando o seu desempenho em esportes de resistência.

No entanto, por favor tenha em conta que qualquer pessoa que queira iniciar neste processo, deve saber que não deve vê-lo como uma dieta temporária! Este tipo de alimentação está projetada para ser um estilo de vida onde se devem enfrentar muitos desafios, mas ao passar o tempo, seus resultados farão com que valha a pena.

O Centro de Nutrição temos nos dedicado a estudar esta opção de alimentação para aqueles que acreditam que um plano baixo em carboidratos é para eles. Nosso novo desafio Low Carb adapta-se, em suas diversas variações, às necessidades pessoais, físicas e bioquímicas de cada um, sempre à procura dar-lhes uma opção para melhorar a sua saúde.

Búsquenos se você quiser mais informações sobre qualquer um de nossos serviços ou desafios em nossa página de internet www.centrodenutricion.co.cr ou no nosso Facebook.

Referências

Noakes M, Foster PR, Keogh JB, James AC, Mamo JC, Clifton PM. (2006) Comparison of isocaloric very low carbohydrate/high saturated fat carbohydrate and high/low saturated fat diets on body composition and cardiovascular risk. Nutrition & Metabolism ;3:7-7

Boden G, Sargrad K, Homko C, Mozzoli M, Stein TP. (2005) Effect of Low Carbohydrate Diet on Appetite, Blood Glucose Levels, and resumo em português acredita Resistance in Obese Patients with Type 2 Diabetes. Ann Intern Med.142:403-411.

Veldhorst, M. A. B., Westerterp, K. R. and Westerterp-Plantenga, M. S. (2012) Gluconeogenesis and protein-induced satiety, British Journal of Nutrition, 107(4), pp. 595-600.


Yancy WS, MK Olsen, Guyton JR, Bakst RP, Westman EC.(2004) A Low Carbohydrate, Ketogenic Diet versus a Low-Fat Diet To Treat Obesity and Hyperlipidemia: um estudo clínico, Controlled Trial. Ann Intern Med.140:769-777

Volek J, Noakes T, Phinney S. (2014). Rethinking fat as fuel for endurance athletes. European Journal Sports Science. 15:13-20.