Alimentos ricos em ácido fólico

O ácido fólico é um tipo de vitamina B que serve para produzir células saudáveis. Trata-Se de um micronutriente essencial durante a gravidez, uma vez que favorece o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê em gestação.


A nível celular, a importância do ácido fólico reside na produção, reparação e o funcionamento do DNA, de nosso mapa genético; mas esta não é sua única função, também ajuda o organismo a criar novas células, cumpre um papel importante na produção de glóbulos vermelhos do sangue, previne doenças cardiovasculares e pode reduzir o aparecimento de vários tipos de câncer como o do colo do útero e do cólon.


Abaixo compartilhamos uma lista de alimentos que são ricos em ácido fólico e que, se está grávida, você pode incluir em sua dieta diária para ajudar a sua saúde e o desenvolvimento do seu bebê.


1. Vegetais com folhas verde escuro


Estes alimentos têm altos níveis de micronutrientes, entre eles o ácido fólico.



Os espinafres, espargos verdes, brócolis, acelga ou rúcula, são os alimentos com maior concentração de folato ou ácido fólico, e são muito simples de incorporar à sua dieta, você só precisa de certificar-se de que estejam bem desinfectados a hora de ingerimos a partir.


2. Citrinos


Uma grande parte das frutas contém ácido fólico, mas são os citrinos, os que se destacam. As laranjas são especialmente ricas em ácido fólico. Uma laranja tem em torno de 50 mcg, e um grande copo de suco fresco e recém-extraído pode incluir mais.



Outras frutas ricas em ácido fólico incluem a papaia, a toranja, uvas, bananas, melão chinês e os morangos.


3. Legumes


Os feijões, as lentilhas, ervilhas, feijões ou grão-de-bico são ricos em ácido fólico.



Por exemplo, as lentilhas são muito recomendadas na dieta diária de uma mulher grávida, já que apenas meia xícara de estas legumes fornece cerca de 180 mcg de ácido fólico, cerca de 50% do valor diário recomendado.


Por se fosse pouco, as leguminosas têm um alto conteúdo de fibra, importante durante a gravidez para ter um bom funcionamento do trânsito intestinal.


4. Espargos


Os espargos são um dos alimentos do reino vegetal que mais ácido fólico contém.



Comer uma xícara de aspargos cozidos fornece 262 mcg de ácido fólico, o que representa 65% da necessidade diária.


5. Abacate



Já falamos sobre os benefícios deste superalimento mas, além de ser rico em gorduras saudáveis, o abacate tem a capacidade de fornecer 110 mg de ácido fólico por copo, o que representa cerca de 28% das necessidades diárias.


6. Sementes e frutos secos



As amêndoas, nozes, amendoim, linhaça, etc., representam uma excelente fonte de ácido fólico. Por exemplo, as sementes de girassol, sementes de linhaça e os cacahuates têm muito folato. Uma xícara oferece até 300 mcg.


É muito fácil incluir os frutos secos e sementes na dieta diária de uma mulher, seja através do consumo de lanches saudáveis ou misturado com saladas.


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